03 de dezembro – Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Instaurado pela ONU em 1998, o dia 03 de dezembro tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre as barreiras e dificuldades das pessoas com deficiência no mundo.

O dia 03 de dezembro foi instituído pela ONU para promover a compreensão sobre as barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência e mobilizar apoio para maior integração, acessibilidade e aceitação. Há, no total, mais de um 1 bilhão de pessoas portando algum tipo de deficiência no mundo. O dia é uma defesa da necessidade da consideração da dignidade, direitos, bem estar e integração dessas pessoas para atingir um desenvolvimento mais sustentável.

Segundo estimativas do Banco Mundial, 20% da população dos países em desenvolvimento porta deficiência, tornando-a mais vulnerável a barreiras não somente físicas, mas também sociais e econômicas.

A cada ano, é dado um novo tema ao dia 03 de dezembro. Em 2014, o tema é “Desenvolvimento Sustentável: a promessa da tecnologia”. O objetivo é demonstrar o poder transformador do uso da tecnologia na implementação de um design universal que permita a inclusão e acessibilidade. Dentro deste tema, três subtemas também foram propostos: “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável inclusivo”, “Redução do risco de desastres e respostas emergenciais” e “Criação de ambientes de trabalho mais favoráveis”.

Durante os dias 02 e 03 de dezembro, para comemorar a data, a sede da ONU, em Nova York, receberá diversos eventos e atividades que promovem o tema deste ano. Durante o dia 03, além da promoção de discussões, também haverá exibição de filmes e espetáculos de dança.

Fonte: http://www.un.org/disabilities/default.asp?id=1620

dia3dez

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s