ONU alerta para crise de insegurança alimentar na região do Sahel, África

O Escritório da ONU para Coordenação de Assistência Humanitária, OCHA, alerta para uma crise de insegurança alimentar na região do Sahel, na África. Números já demonstram marca de 25 milhões de pessoas nesta situação.

A região do Sahel, faixa que cruza o continente africano, localizada logo abaixo do deserto do Saara, é a região mais pobre do mundo. Estima-se que, desde o início de 2014, o número de pessoas em situação de insegurança alimentar tenha crescido de 20 milhões para 25 milhões.

Insegurança alimentar configura a falta de acesso e disponibilidade de alimentos para uma população. No Sahel, a ONU já anuncia uma crise humanitária por conta da falta de alimentação adequada, com uma estimativa de 580 mil mortes de crianças com menos de cinco anos de idade por ano por motivos de desnutrição.

As regiões mais críticas são o norte da Nigéria e o Mali, onde a falta de alimentos é agravada pela ação de grupos terroristas e pelo alastramento do ebola. Na Nigéria, as ações do grupo Boko Haram já causou o deslocamento de 1,5 milhão de pessoas.

Segundo Robert Piper, coordenador humanitário da ONU para a região do Sahel, a crise pode ser enfrentada com 2 bilhões de dólares. Até o momento, somente 54% desse montante foi arrecadado. Segundo dados de 2013, Burkina Faso recebeu somente 3% dos fundos solicitados para agricultura, enquanto a Mauritânia obteve somente 14% para captação de água e saneamento.

Fonte: http://nacoesunidas.org/onu-25-milhoes-de-pessoas-estao-em-situacao-de-inseguranca-alimentar-no-sahel/

sahel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s