Brasil e França trocam experiências em Economia Solidária

Gestores brasileiros e franceses terão o primeiro encontro durante a III CONAES para debater a temática. Parceria entre os países iniciou em 2013.

Nos dias 27 e 28 de novembro, acontece o encontro entre gestores brasileiros e representantes políticos municipais e estaduais franceses para a troca de experiências acerca das políticas de Economia Solidária. A reunião será realizada durante a III Conferência Nacional de Economia Solidária (Conaes), em Brasília (DF) pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Fundo Mundial para o Desenvolvimento das Cidades (FMDV), Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária e com o apoio da Embaixada da França no Brasil.

O encontro promove a troca de experiências e o conhecimento firmado entre a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) e o Ministério de Economia Solidária da França e a primeira atividade de cooperação entre os órgãos desde que afirmaram sua parceria em 2013. O interesse francês na parceria é estudar e implementar as práticas de economia solidária que tiveram experiências bem- sucedidas no Brasil.

A reunião contará com a participação brasileira do Secretário Nacional de Economia Solidária, o professor Paul Singer e gestores do Distrito Federal e dos estados de São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia e a participação francesa serão feita por representantes das regiões Nord-Pas de-Calais, Midi-Pyrénées, a cidade de Nanterre e o Consórcio Municipal de Plaine Commune.

A França se destaca em duas políticas de economia solidária. A iniciativa “Mont Blanc Meetings”, um Fórum Internacional dedicado à economia solidária com a participação de empresários de todo continente europeu para alcançar um objetivo comum de conciliar a economia à ações sustentáveis tanto no âmbito social quanto ambiental e a elaboração de um documento de metas para 2015, o “National Conference on Development and International Solidarity”, que visa a uma gestão econômica que aproxime a sociedade civil e o governo.

Preparativos para a III CONAES

Algumas dos mais importantes pensadores da economia solidária no país, incluindo o Secretário Nacional, Paul Singer, tiveram mesas e debates preliminares para a convenção durante a 66ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, no início de novembro. Leia mais sobre o encontro aqui.

III CONAES _ IDENTIDADE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s