Simpósio da UNESCO “América Acessível: Informação e Comunicação para Todos” debate acessibilidade de tecnologias para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

Evento realizado em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e a União Internacional das Telecomunicações pretende elaborar proposta de Plano de Ação para promover a acessibilidade nas Américas.

Entre os dias 12 e 14 de novembro, ocorre em São Paulo o simpósio “América Acessível: Informação e Comunicação para Todos”, o qual reunirá representantes de países das Américas para discutir a acessibilidade de tecnologias de comunicação e informação, as TIC, para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no continente.

O evento é organizado em parceria da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e da União Internacional das Telecomunicações (UIT) com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e com apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo.

O objetivo do simpósio é avançar no debate sobre a identificação dos princípios e práticas a serem aplicadas pelas instituições do continente americano para garantir a acessibilidade das TIC para pessoas com deficiência, em condições de igualdade e a preços acessíveis.

Entre os temas a serem discutidos, estão a importância das TIC para o empoderamento das pessoas com deficiência e a eliminação de barreiras para o desenvolvimento tecnológico que promova a inclusão social. Pretende-se chegar a uma proposta de Plano de Ação com metas a serem alcançadas no curto, médio e longo prazo, incluindo TIC acessíveis para os Jogos Paraolímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Os resultados das discussões do América Acessível devem ser apresentados na Conferência Internacional da Exclusão ao Empoderamento, cujo tema é “O Papel das Tecnologias de Comunicação e Informação para as Pessoas com Deficiência”. A conferência está sendo organizado pela UNESCO e ocorrerá em Nova Déli, na Índia, entre os dias 24 a 26 de novembro de 2014.

As inscrições para o simpósio podem ser feitas até hoje, clicando aqui.

Data: 12 a 14 de novembro.

Local: Hotel Holiday Inn.

Endereço: Rua Prof. Milton Rodrigues, n. 100, São Paulo.

Mais informações aqui.

Simposio-America-Acessivel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s