Jornada Nacional sobre Cidades e Mudanças Climáticas acontece entre os dias 12 e 14 de novembro em Belo Horizonte

Evento promoverá o intercâmbio de experiências entre as cidades e oferecerá oportunidades de capacitação

A  Jornada Nacional sobre Cidades e Mudanças Climáticas, evento que acontece entre os dias 12 e 14 de novembro, promoverá o debate sobre o papel das cidades no enfrentamento às mudanças climáticas, ações locais no contexto brasileiro, a harmonia entre políticas nos diferentes níveis do governo, além de incentivar o intercâmbio de experiências entre as cidades e oferecer oportunidades de capacitação.

Sobre a programação, a abertura contará com a participação de autoridades como Marcio Lacerda, Prefeito de Belo Horizonte, Jussara Carvalho, Secretária Executiva para América do Sul – ICLEI, Alain Grimard, Oficial Sênior de Assentamentos Humanos do Escritório da ONU Habitat para América Latina e Caribe e Ana Paula Zacarias, Embaixadora, Chefe da Delegação da União Europeia no Brasil.

Após as saudações iniciais, será realizada inauguração da exposição “Desafios das Cidades”, registrando iniciativas no Desafio das Cidades 2014/2015. Posteriormente, os debates serão divididos em dois painéis, sendo: “Cidades e Mudanças Climáticas: Ciência, Políticas e Instrumentos Nacionais”, “Cidades, Adaptação e Resiliência”, além de eventos paralelos sobre “Políticas Nacionais e Fomento à redução de Emissões de GEE em Áreas Urbanas”.

No dia 13 de novembro, após a abertura e boas vindas, inicia-se o painel “COP20 e a Posição Brasileira” apresentada pelo Ministro Everton Frask Lucero, Chefe da Divisão de Clima, Ozônio e Segurança Química do Ministério das Relações Exteriores. Em seguida, o painel de “Apresentação de Iniciativas” será conduzido pela Prefeitura de Belo Horizonte com o tema de Licenciamento Ambiental, Itaipu Binacional e apresentação do Projeto Parque da Cidade, com Saulo Nunes, da Odebrecht.

O painel seguinte prevê a Apresentação dos Projetos das Capitais para o Fundo do Clima, contando com a participação do Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Nacional de Mudanças do Clima. O encerramento do dia se dará com a apresentação dos Resultados do CDP Cities 2014.

No dia 14 de novembro, as atividades se iniciam a partir da visita à Estação Central do MOVE e Estação da Pampulha, seguida pela Plenária de Encerramento, onde serão realizadas as eleições para o CB27, além da cerimônia de posse dos novos representantes. A plenária será encerrada com a leitura da Carta de Belo Horizonte. Por fim, uma visita técnica ao Mineirão seguida de almoço encerram as atividades do dia. Às 20h00 está previsto um jantar de encerramento.

Obs [1] Palestrantes a confirmar

Obs [2] Vale ressaltar que a participação do evento se dará mediante apresentação de convite.

Para inscrições, acesse o site aqui.

iclei

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s