Festival da Ecomobilidade: 2015 é a vez de Joanesburgo

Cidade sul-africana é a segunda a aplicar o conceito durante um mês de festividades

A cidade de Joanesburgo receberá  o Festival Mundial da Ecomobilidade – 2015, iniciativa do estúdio The Urban Idea e da rede de cidades ICLEI.  Ele será realizado no mês de Outubro de 2015 e desafiará a cidade a  ser um local  livre de carros durante este mês. O  projeto visa fornecer alternativas sustentáveis, em questão de mobilidade, tanto para os visitantes quanto para os residentes de Johanesburgo.

O festival tem como um de seus principais objetivos mobilizar e arrecadar fundos locais e internacionais para transportes alternativos, substituindo transportes que usam combustível fóssil. A cidade pioneira em realizar o festival foi Suwon, na Coreia do Sul.

Realizada durante o mês de Setembro de 2013, a iniciativa superou as expectativas; recebeu mais de um milhão de visitantes de 50 países e conseguiu arrecadar um investimento equivalente a 9 milhões de euros, usado para renovar as estruturas das ruas e fornecer aos residentes e visitantes alternativas ao transporte feito por automóveis.

“Isso significa experimentar e apresentar um estilo de vida com ecomobilidade em uma verdadeira cidade, com pessoas reais, em tempo real”, explica o diretor criativo da Urban Idea e também secretário-executivo  do ICLEI, Konrad Otto- Zimmerman.

Joanesburgo,  um dos membros mais antigos do ICLEI, está engajada  com as premissas da ecomobilidade – que prevê rearranjar as prioridades para a mobilidade no espaço público. “A cidade está empenhada em envolver todas as partes interessadas para garantir a tomada de decisão participativa no evento, celebrar e visualizar um futuro de baixa emissão de carbono através da lente de ecomobilidade”, declarou Parks Tau.

 1186053_249296698528213_1282255376_n

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s