Mercocidades reúne representantes de governos da América Latina para discutir questões de gênero

Representantes de governos membros da rede se reuniram em Pergamino, Argentina, para discutir perspectivas de gênero em políticas municipais.

Nos dias 29 e 30 de setembro, 22 representantes de governos locais e regionais da América Latina se reuniram para a Unidade Temática de Gênero da rede de Mercocidades. O encontro aconteceu na cidade de Pergamino, Argentina.

O intuito da reunião foi debater o desenvolvimento de uma perspectiva de gênero na formulação de políticas públicas municipais por meio da troca de boas práticas e experiências exitosas. “A incorporação das áreas de gênero nos municípios gera a possibilidade de assessorar o restante das políticas municipais, o que somente enriquece a democracia e, sobretudo, a democracia local, que é o contato com a população diretamente”, disse Araceli Delgado, responsável pela coordenação da UT de Gênero e representante da cidade de Canelones, Uruguai.

O evento foi dividido em dois blocos, com os temas “Gênero e Deficiência” e “Gênero e Tráfico de Pessoas”.

Os participantes foram recebidos pelo Prefeito da cidade de Pergamino, Omar Pacini defendeu em seu discurso de abertura a necessidade de uma rede cada vez mais ativa na construção de uma sociedade melhor e mais participativa na América Latina. Atualmente, Mercocidades é formada por 283 municípios.

Entre essas experiências, o destaque ficou também para a apresentação da Secretária Adjunta de Políticas para Mulheres da cidade de São Paulo, Dulce Xavier. Ela abordou a importância da criação da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, em 2013, alinhada aos princípios do Plano Nacional de Políticas para Mulheres.
politicas2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s