Manual da ONU incentiva o debate sobre os direitos de pessoas LGBT no ambiente de trabalho

Em cerimônia realizada no Instituto Carrefour, ONU lança manual para conscientização de trabalhadores e empresas sobre direitos humanos para pessoas LGBT no ambiente de trabalho.

O Smanual1222222istema ONU no Brasil lançou, no dia 30 de setembro, o Manual sobre direitos LGBT no mundo do trabalho. A cerimônia de lançamento ocorreu no Instituto Carrefour, em São Paulo, e contou com a presença de Carlos Magona Fonseca, da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), representantes da Organização Internacional do Trabalho, PNUD e UNAIDS e de mais 30 empresas privadas e organizações da sociedade civil.

Iniciativa da Campanha Livres e Iguais do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, o manual “Construindo a Igualdade de Oportunidades no Mundo Trabalho” provoca a reflexão e promove o aprendizado sobre as dificuldades de adaptação e superação de pessoas LGBT no mundo do trabalho.

Presente no dia do lançamento do manual, Laís Abramo, diretora do escritório brasileiro da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ressaltou a importância de  trazer questões sensíveis ao mundo do trabalho, uma das área de articulação da sociedade. “A discriminação é um fenômeno complexo, insidioso e recorrente. É necessária uma multiplicidade de atores para superá-la”, afirmou.

Através do uso de histórias reais, a publicação combate a homo-lesbo-transfobia, incentivando as empresas a se comprometerem com a definição de diretrizes para a promoção dos Direitos Humanos para pessoas LGBT.

Beto de Jesus, secretário da Associação LGBT para a América Latina e o Caribe, destacou a metodologia usada como uma forma de aproximar o conteúdo dos leitores e tirar dúvida.“Pedagogicamente isso seria mais interessante para as pessoas”, disse.

O manual é voltado para firmar um compromisso com as empresas e conscientizar os trabalhadores, incentivando a construção de um ambiente de trabalho mais igualitário. Ele pode ser acessado na íntegra aqui.

Deixe um comentário