Manual da ONU incentiva o debate sobre os direitos de pessoas LGBT no ambiente de trabalho

Em cerimônia realizada no Instituto Carrefour, ONU lança manual para conscientização de trabalhadores e empresas sobre direitos humanos para pessoas LGBT no ambiente de trabalho.

O Smanual1222222istema ONU no Brasil lançou, no dia 30 de setembro, o Manual sobre direitos LGBT no mundo do trabalho. A cerimônia de lançamento ocorreu no Instituto Carrefour, em São Paulo, e contou com a presença de Carlos Magona Fonseca, da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), representantes da Organização Internacional do Trabalho, PNUD e UNAIDS e de mais 30 empresas privadas e organizações da sociedade civil.

Iniciativa da Campanha Livres e Iguais do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, o manual “Construindo a Igualdade de Oportunidades no Mundo Trabalho” provoca a reflexão e promove o aprendizado sobre as dificuldades de adaptação e superação de pessoas LGBT no mundo do trabalho.

Presente no dia do lançamento do manual, Laís Abramo, diretora do escritório brasileiro da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ressaltou a importância de  trazer questões sensíveis ao mundo do trabalho, uma das área de articulação da sociedade. “A discriminação é um fenômeno complexo, insidioso e recorrente. É necessária uma multiplicidade de atores para superá-la”, afirmou.

Através do uso de histórias reais, a publicação combate a homo-lesbo-transfobia, incentivando as empresas a se comprometerem com a definição de diretrizes para a promoção dos Direitos Humanos para pessoas LGBT.

Beto de Jesus, secretário da Associação LGBT para a América Latina e o Caribe, destacou a metodologia usada como uma forma de aproximar o conteúdo dos leitores e tirar dúvida.“Pedagogicamente isso seria mais interessante para as pessoas”, disse.

O manual é voltado para firmar um compromisso com as empresas e conscientizar os trabalhadores, incentivando a construção de um ambiente de trabalho mais igualitário. Ele pode ser acessado na íntegra aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s