Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável do PNUD divulga resultados de consulta pública sobre os ODS

Comentários da sociedade civil brasileira foram coletados para o documento final do Grupo de Trabalho Aberto da ONU sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Na última sexta-feira (26/09), foram divulgados os resultados da consulta online com a sociedade civil brasileira a respeito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A pesquisa foi organizada pelo Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+), entre 25 de agosto e 5 de setembro.

A versão em português do texto final do Grupo de Trabalho Aberto sobre os ODS da Organização das Nações Unidas (ONU) foi o documento base para os comentários. É possível acessar as principais mensagens e o resumo dos comentários aqui.

As contribuições recebidas apontam para um avanço da nova agenda em relação aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). No entanto, muitos participantes apontaram o número excessivo de objetivo, 17, como problema. Além disso, contradições entre os objetivos e ausência de hierarquia, indicadores, metas e prazos definidos foram apontados.

A necessidade de inclusão de prazos intermediários para o alcance das metas e uma maior clareza nas definições dos objetivos foi solicitada. Destacou-se também a crítica ao uso do Produto Interno Bruto (PIB) como métrica do desenvolvimento dos países, justificando a incapacidade de tal indicador de medir a qualidade do crescimento.

Outros tópicos apresentados foram o maior enfoque no tema da mudança climática e na abordagem mais adequada sobre os temas das drogas, saúde, transportes, segurança alimentar, violência e situações humanitárias.

O Centro sintetizou as contribuições recebidas em 12 mensagens-chave, as quais foram enviadas a especialistas na temática, com representantes do governo brasileiro.

Discussao online novo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s