Prefeitura do Recife organiza a primeira Reunião de Municípios do NE com Interesse em Relações Internacionais

Com a apoio do FONARI,  Prefeitura do Recife promoveu encontro com municípios da região nordeste para discutir possibilidades de cooperação internacional descentralizada (CID) no nível municipal. Papel do Fórum na formação de gestores e  compartilhamento de boas práticas foi ressaltado. 

A Prefeitura do Recife, com o apoio do  Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Relações Internacionais (FONARI) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), organizou no dia 02 de setembro de 2014 a primeira Reunião de Municípios da Região Nordeste com Interesse em Relações Internacionais. O encontro contou com a presença de gestores, da coordenação do FONARI, do assessor internacional da Frente Nacional de Prefeitos e de representantes da área acadêmica.

O encontro teve a abertura de Gustavo Maia Gomes, secretário executivo do Gabinete de Representação em Brasília da Prefeitura do Recife, que compartilhou com os presentes as atividades da Prefeitura do Recife na área de Relações Internacionais e o papel do gabinete em canalizar e em propor iniciativas internacionais, além da divulgação de projetos de organizações internacionais e de redes de cidades.

Também presente no encontro, o cônsul honorário de Malta e Assessor de Relações Internacionais da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Thales Castro, fez uma breve abordagem sobre a Cooperação Internacional Descentralizada. De acordo com Thales, a CID amplia o diálogo e possibilita uma internacionalização mais forte dos entes federados. Há passos dados em torno da diplomacia federativa não necessariamente levados como CID, como é o caso dos escritórios de representação do Itamaraty espalhados pelo Brasil e que cumprem um relevante papel, capilarizando o diálogo entre estados e municípios e empoderando-os acerca do diálogo internacional. As distintas realidades das cidades ajudam a questionar qual o nível de diálogo internacional que se pode empreender, desde irmanamentos até o financiamento internacional, ressaltou Thales.

Representando a organização do FONARI, a Coordenadora Geral de Cooperação Interacional e Redes de Cidades da Secretaria Municipal de Relações Internacionais e Federativas da Prefeitura do Município de São Paulo, Anita Stefani, traçou um panorama geral da Cooperação Internacional Descentralizada e sua realidade brasileira, além do histórico do FONARI e de seu atual papel.

A divulgação de oportunidades, criação de laços mais fortes entre os secretários e gestores de relações internacionais, compartilhamento das melhores práticas e diferenças que as distintas realidades municipais brasileiras apresentam, além da formação e capacitação de gestores mais preparados para os desafios que a cooperação internacional descentralizada enfrenta, segundo Anita Stefani, estão entre os objetivos do FONARI.

Paulo Oliveira, Assessor Internacional da FNP, aproveitou o encontro para ressaltar o papel internacional dos municípios e estados brasileiros e como a FNP pôde colaborar com a troca de experiências e boas práticas. De acordo com Paulo, a validação internacional dá visibilidade a iniciativas municipais. É o caso do Plano Diretor e do Programa de Redução de Danos (Braços Abertos) – políticas há pouco implementadas pela Prefeitura de São Paulo. 

Os municípios presentes também compartilharam quais projetos na área internacional tinham sido ou estavam sendo implementados por suas prefeituras. Fernando Bezerril, secretário de Turismo de Natal, Cláudio Nascimento, diretor de Tecnologia de Olinda e Nathália Larocerie, assessora de Relações Internacionais do Jaboatão dos Guararapes, puderam expor algumas de suas práticas.

Experiências como esta, proporcionadas com o esforço da Prefeitura do Recife em divulgar a cooperação internacional descentralizada, potencializam o papel do FONARI em informar e mobilizar a importância desta prática nos municípios de todo o Brasil.  

Estiveram presentes representantes dos municípios de Olinda (PE), Recife (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE), João Pessoa (PB), Natal (RN) e São Paulo (SP).

 foto16foto13

Um comentário em “Prefeitura do Recife organiza a primeira Reunião de Municípios do NE com Interesse em Relações Internacionais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s