ODS Urbano é mantido como Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

Informe foi feito em Nova Iorque pelo Grupo Aberto de Trabalho das Nações Unidas . Meta sobre assentamentos informais foi repactuada.

O Grupo de Trabalho Aberto da Organização das Nações Unidas informou no sábado (19) que foi mantido entre os  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) o objetivo urbano, que figura como o décimo primeiro do documento.

Parte central da Agenda pós-2015, os ODS continuam e aprofundam os esforços iniciados com os Objetivos do Milênio (ODM). Além disso, “esses objetivos constituem um conjunto integrado e indivisível de prioridades para desenvolvimento sustentável. Metas são definidas de acordo com aspirações mundiais, com cada governo estabelecendo metas orientadas por um padrão global, mas tendo em mente a conjuntura nacional”, como aponta o relatório final do GT.

O ODS urbano propõe fazer das cidades e assentamentos humanos lugares mais inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Das sete metas que compõem o objetivo, a mais importante, e a princípio polêmica, refere-se às favelas. Na nova redação, em vez de “eliminação”, foi proposta a requalificação de assentamentos informais.

Este fato é resultado de uma intensa mobilização de cidades e organizações municipalistas do mundo inteiro, inclusive do Brasil. O ODS urbano é um reconhecimento da urbanização como  um fenômeno cada vez mais intenso e complexo  que deve ser tratado seriamente. A vitória da campanha evidencia o papel fundamental dos governos locais neste processo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s