Guarulhos e Dondo apresentarão projeto no 7º Fórum Urbano Mundial

As cidades brasileira e moçambicana levarão a Medellín os resultados  de cooperação em Orçamento Participativo

No último post falamos sobre o 7º Fórum Urbano Mundial (FUM), que acontecerá na cidade de Medellín, Colômbia, entre os dias 5-11 de Abril. Durante o evento, promovido pela ONU-Habitat, serão discutidas temáticas como planejamento urbano, equidade, segurança, mobilidade e gestão de serviços básicos.

O município de Guarulhos, membro do FONARI, em conjunto com a cidade de Dondo, Moçambique, apresentará durante o Fórum o projeto “Melhoria das Capacidades de Autoridades Locais de Brasil e Moçambique como Atores da Cooperação Descentralizada”.

O projeto é financiado pela União Europeia, Ministério das Relações Exteriores da Noruega e Aliança das Cidades. A coordenação é uma colaboração entre Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), Associação de Municípios de Moçambique (ANAMM) e Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A iniciativa conta também com o apoio dos Arquitetos sem Fronteiras – Catalunya (ASF-C) e da Rede de Cidades Intermédias (CIMES).

A diretora do Orçamento Participativo da Prefeitura de Guarulhos, Katia Lima, será a representante da cidade na palestra intitulada Promovendo Parcerias para a Profissionalização da Cooperação Internacional Descentralizada em Planejamento e Gestão Urbana. Experiências na América Latina e África com foco em Moçambique e Brasil”, em que será compartilhada a experiência de cooperação baseada na participação da comunidade, desenvolvimento e sustentabilidade.

A palestra contará ainda com a experiência específica do eixo de Orçamento Participativo desenvolvido no “Projeto de Cooperação pelas Cidades de Guarulhos e Dondo”.

Katia Lima ressaltou a importância da construção coletiva da proposta apresentada, que envolveu diferentes áreas de ambos os governos locais, dentre elas, o trabalho conjunto entre o Orçamento Participativo e a Coordenadoria de Relações Internacionais de Guarulhos. Ela enfatizou a forma democrática com a qual a seleção foi realizada.

Para quem estiver em Medellín e puder conferir, a mesa ocorre no dia 9 de abril, das 16h30 às 18h30, na sala 08 do Yellow Pavilion.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s