REUNIÃO DO FONARI ACONTECE EM FOZ DO IGUAÇU

Nos dias 17 e 18 de outubro de 2011 foi realizada reunião de trabalho entre os membros do Fórum Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Relações Internacionais – FONARI – em Foz do Iguaçu no âmbito da 60ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos. A reunião conduzida pelo coordenador do Fórum e Secretário Adjunto de Relações Internacionais de Belo Horizonte, Rodrigo Perpétuo, contou com a presença de 17 representantes e tratou de assuntos estratégicos para o Fórum como a questão do fortalecimento institucional, comunicação, relacionamento com o governo federal, a formação de parcerias e a apresentação dos principais eventos internacionais relacionados às cidades.
 
No primeiro dia foi proferida a palestra “Organização e preparação da ONU para a Rio+20” pelo Diretor do Escritório da ONU-HABITAT para América Latina e Caribe, Alain Grimard.
 
A palestra representou uma grande oportunidade para ampliar a discussão sobre planejamento de estratégias para que as cidades brasileiras tenham uma participação ativa e frutífera nesse momento que representará um marco histórico da discussão das questões ambientais contemporâneas na esfera da política internacional.

O Coordenador do FONARI e Secretário Municipal Adjunto de Relações Internacionais de Belo Horizonte, Rodrigo Perpétuo, e o Vice-presidente da FNP para Relações Internacionais
e  Prefeito de Várzea Paulista, Eduardo Tadeu.
 
A programação do dia 17 ainda contou com a participação do Chefe da Assessoria Internacional da SAF, Alberto Kleiman, que apresentou os resultados do Colóquio sobre Cooperação Descentralizada realizado em Brasília e com as apresentações do 10º Congresso Mundial da Rede Metropolis pela Coordenadora de Relações Internacionais de Porto Alegre, Danniely Votto, do Congresso Mundial do ICLEI pela membro fiscal do ICLEI, Patrícia Kranz, e da XVI Cúpula da Rede Mercocidades pelo Secretário Municipal Adjunto de Relações Internacionais de Belo Horizonte, Rodrigo Perpétuo.
 
O segundo dia de reunião foi orientado por um plano de trabalho que incluiu discussões sobre o fortalecimento institucional do Fórum e as iniciativas para qualificação e capacitação de seus membros via formação de parcerias com instituições como a Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI).
 
A próxima reunião do FONARI acontecerá no dia 26 de novembro em Porto Alegre, no âmbito do 10º Congresso da Rede Metropolis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s